JU volta às aulas

Secretaria de Educação finaliza formação de gestores para o início do ano letivo

28 Janeiro 2018 07:00:00

Depois de duas semanas de acolhida aos gestores das Escolas Municipais de Uberaba, com palestras e informações pertinentes ao trabalho que se inicia efetivamente no dia 1º de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação finalizou o encontro na sexta-feira (26) com uma reflexão da secretária de Educação, Silvana Elias. As aulas na rede municipal iniciam em 2018 na segunda, dia 5 de fevereiro.

Durante o período da manhã, diretores e vices das unidades de educação infantil e de Ensino Fundamental participaram de um café e de uma conversa com Silvana, que pontuou necessidades e desafios para o quadriênio 2018-2021 dos profissionais empossados recentemente.

Os diretores e vices destacaram as principais conquistas da educação municipal desde 2013 e citaram, entre vários itens, as construções e reformas das escolas, a criação da Casa do Educador/Formação Continuada, a inovação tecnológica, o Plano de Carreira do Magistério e o esporte na escola.

A secretária Silvana comentou sobre a importância do engajamento da equipe administrativa e pedagógica, além do planejamento, da execução e avaliação de resultados. "Os desafios são muitos e precisamos estar atentos, participativos. Uma gestão democrática se faz com pessoas dispostas, com inovação e com muita transparência. Queremos formar nas nossas escolas municipais os cidadãos do futuro, de bem", comenta.

Fátima Fortes, diretora de Cemei, afirma que, mesmo tendo sido reconduzida ao cargo de diretora, admite que muitas coisas foram assertivas e outras, nem tanto. "Depois de duas semanas, saio com um olhar diferente, com muito aprendizado que poderemos aplicar quando colocarmos a mão na massa", diz.

A diretora novata Lilian da Silva Mendes considera a capacitação como momento de muito aprendizado. "Temos muitas dúvidas e, apesar de ter passado pela coordenação pedagógica, foram momentos de crescimento", relata.

"Aqui plantamos sementes que se multiplicam por aí, com novas colheitas. Temos que fazer a nossa parte aqui e agora, sendo feliz com o que é possível fazer pela escola, pela comunidade e, principalmente, pelos alunos", finaliza Silvana Elias.


Imagens

Foto: André Santos/PMU