Rota das Emoções, que passa pelo Maranhão, Piauí e Ceará

21 Janeiro 2018 07:00:00

A mistura de sabores, sensações e paisagens deslumbrantes rendem, mais do que belas fotos: lembranças para toda uma vida. Esse é o saldo para quem se permite mergulhar na Rota das Emoções, que passa pelo Maranhão, Piauí e Ceará. A cada destino, o viajante tem a oportunidade de desfrutar da beleza de rios calmos e praias paradisíacas. Para aqueles que gostam de aventuras, o passeio proporciona ainda a prática de esportes náuticos, como o kitesurfe e o windsurfe.

O turista pode escolher começar sua viagem por São Luís (MA) ou por Fortaleza (CE), e o descanso e a diversão são garantidos em qualquer uma das escolhas. As emoções começam logo no aeroporto, quando o turista se depara com o sol do Nordeste e a brisa do mar. Se iniciar pelo Maranhão, o viajante pode incluir no pacote uma visita ao centro histórico de São Luís.

Única cidade brasileira fundada por franceses, São Luís tem o maior acervo aberto de azulejos lusitanos fora de Portugal. O conselho é calçar um tênis e apreciar a beleza dos sobrados e demais construções. No entanto, o visitante vai perceber que muitas construções precisam ser revitalizadas.

Se iniciar pelo Ceará, o turista percorre o trecho de Fortaleza a Jericoacoara. No meio do caminho, de uma ou outra porta de entrada da Rota das Emoções, está o magnífico delta do Parnaíba.

Uma dica: não há comercialização de bebidas e de comidas nos Lençóis Maranhenses, então, é preciso levar água e lanche para desfrutar, sem pressa, de todas as belezas daquela imensidão de areias brancas, salpicadas de lagoas.

E o mais importante: ao escolher o transfer de barco, de qualquer um dos pontos de partida, verifique se o receptivo dispõe de toda a segurança necessária, como a disponibilização de coletes salva-vidas.


Imagens

Foto: Divulgação