... e Temer foi mesmo ao programa de Silvio Santos

31 Janeiro 2018 08:00:00

Por Carlinhos Sete

Já faz um tempinho que eu trouxe a notícia de que Temer iria participar do programa do Silvio Santos, na época me chamaram até de maluco. Bom, as fontes que eu tinha eram confiáveis, mas como a coisa demorou a acontecer, até eu mesmo fiquei desconfiado. Mas eis que, no último domingo, lá estava o encontro acontecendo. Um olho na televisão, outro na internet, ao mesmo tempo em que prestava atenção na fala, eu ria dos comentários que via. Mas antes de falar sobre isso, vamos começar pelo começo, ok?

A questão é que o presidente Michel Temer está fazendo uma rodada de participação em programas populares para tentar melhorar a fraca aceitação que tem apresentado nas pesquisas de opinião. Outro intuito em estar em entrevistas de emissoras de rádio e TV é convencer a população da necessidade da aprovação da reforma da previdência. Além da participação no programa do dono do Baú, Temer ainda esteve na televisão na madrugada de domingo para segunda-feira em uma entrevista com o apresentador Amaury Jr. na Band. Ontem também participou em um programa de rádio em São Paulo e à noite no programa do Ratinho, no SBT.

Falando especificamente sobre a participação de Temer no programa de Silvio Santos, na conversa de aproximadamente meia hora, o emedebista explicou as mudanças previstas nas aposentadorias caso a Proposta de Emenda à Constituição que tramita na Câmara seja aprovada. Num dos momentos, como se estivesse dando uma "maõzinha" incentivadora, o dono do SBT afirmou que "se a reforma não for aprovada, o governo ficará sem dinheiro para pagar os aposentados". O presidente ainda disse, numa tentativa de tranquilizar a população, que a mudança não vai afetar as pessoas mais pobres, e que "sem alterar as regras, o Brasil corre o risco de quebrar como a Grécia".

E como falei no início, eu acompanhava tudo o que acontecia na internet. O tal encontro repercutiu tanto nas redes sociais, que acabou "viralizando" gerando vários "memes". A maior parte das mensagens, claro, não eram tão boazinhas, tanto por conta do humor do brasileiro quanto pela falta de espaço para posições contrárias à reforma - e, o que muitos chamaram, uma tentativa de convencer o internauta das propostas do governo -. A hastag #SilvioSantos ficou nos assuntos mais comentados do mundo. Ao final de sua participação, talvez numa tentativa de parecer mais simpático, Temer deu uma nota de R$ 50 a Silvio Santos. Acho que essa parte quem explicar melhor é a Naiara Azevedo... ?

Carlinhos Sete é escritor e cronista. Também faz o quadro "Aí tem" na Rádio Sete Colinas. Seu novo romance, "Desamores", já está disponível nas melhores livrarias da cidade.