COLUNA BASTIDORES entrevista a candidata a deputada estadual Rochelle Gutierrez
A eleição de Rochelle Gutierrez a deputada estadual consolidará como a primeira deputada estadual eleita por Uberaba e uma das mais novas na Assembléia Legislativa de Minas Gerais.
Rochelle Gutierrez Bazaga foi eleita a quarta vereadora mais votada de Uberaba em 2020, e a oitava mulher eleita na história da cidade. Hoje é conhecida por ter o mandato mais transparente da Câmara Municipal de Uberaba, e já cumpriu 93% de todos os seus compromissos de campanha como vereadora. Aprovou projetos que combatem a violência contra a mulher, foi contrária ao aumento do próprio salário e ao aumento da tarifa do transporte público. Rochelle tem 34 anos, é casada com o professor Renato Ortega e mãe do Galileu e da Frida, seus pets. É formada em Direito e História e mestre em História Política. Começou na política aos 13 anos, através do projeto "Vereador Estudante", da Câmara Municipal de Uberaba. Na escola e na faculdade, participou de movimentos estudantis. Foi a primeira superintendente de políticas de juventude da história de Uberaba, trabalhou como Chefe de Gabinete do Deputado Federal Franco Cartafina e, hoje, coloca seu nome à disposição para transformar Minas Gerais, lutando por todos os mineiros e mineiras na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
COLUNA BASTIDORES: Por que você acha que é o melhor nome para a Assembleia?
RG - Rochelle Gutierrez: Eu venho me preparando para este desafio por muito tempo. Eu participo de movimentos como o Vamos juntas, que fortalece a participação feminina na política, a RAPS, o Politize, o Elas no Poder e também fui aluna do RenovaBR. Eu acredito em uma política qualificada, eu estudei para estar onde estou, e agora quero levar essa excelência para um novo nível, representando os mineiros e mineiras na Assembleia.
CB - Como vereadora, o que você fez por Uberaba?
RG - Eu falo que nosso mandato está fazendo quatro anos em dois. De todas as 22 propostas que assumi em 2020, nós já cumprimos 93%, isso sem contar todo o trabalho oferecido à população sempre com muito diálogo e transparência. Nós aprovamos projetos importantes como a Lei do Sinal Vermelho, de combate à violência contra a mulher, a lei que obriga a realização de audiência pública antes de qualquer reajuste na tarifa de ônibus e conquistamos mais de R$ 300 mil para a saúde da família. É tanta coisa que eu nem consigo falar tudo aqui, mas no meu site tem uma prestação de contas completa para quem quiser conferir, é o rochelle.com.br/transparencia.
CB - Como está o seu apoio por Uberaba e região?
RG - Eu sou muito bem recebida por onde passo. Eu falo que política a gente faz com amor, e é assim que tem sido a minha caminhada. Em cada abraço, cada carinho, a minha energia se renova para seguir lutando. E pela região é a mesma coisa, nós temos hoje mais de 40 cidades mineiras acreditando neste projeto, abraçando essa luta e levando nossas propostas para mais pessoas.
CB - Você acredita que tem chances de entrar na Assembleia?
RG - Com certeza! Eu não estaria nesse projeto se ele não fosse tão real. Eu fui a quarta vereadora mais votada de Uberaba, e nossa chapa está muito firme. O Marcelo Aro, que foi quem construiu essa ideia junto com a gente, está muito confiante, e ele faz um trabalho excelente nesse sentido. Hoje nós estamos fazendo um cálculo aproximado de 20 a 25 mil votos para conquistar uma cadeira.
CB - Se eleita, o que você pretende defender como deputada?
RG - Nossas propostas estão baseadas em cinco temas básicos: Saúde, educação, mulheres, emprego e renda e adoção. E tudo isso foi construído junto com a população, entendendo as necessidades de Minas Gerais e colocando nossa experiência à disposição para fortalecer nosso estado.
CB - O seu grupo político está te ajudando nessa caminhada?
RG - Muito! Hoje, só aqui em Uberaba, nós temos uma base com seis vereadores, que são a Alessandra, o Celso Neto, o Caio Godoi, o Diego Fabiano, o Elias Divino e o Varciel, e também temos o Deputado Federal Franco Cartafina. É uma turma jovem, disposta a lutar por uma política qualificada e que atenda aos interesses da população. Só nosso grupo teve mais de 32 mil votos nas eleições de 2020. E essa união vai fazer a gente chegar ainda mais longe, eu tenho certeza disso.
CB - Como é sua relação com o governador Romeu Zema?
RG - Nossa relação é muito boa, política a gente faz com diálogo, e eu tenho certeza que o governador está à disposição para conversar com a gente para fortalecer Uberaba e região. Inclusive, nós já conversamos sobre isso, e nosso projeto é tão viável que, com a reeleição do governador e minha eleição, nós vamos juntos avançar com Minas Gerais.
CB - Em poucas palavras, qual a sua mensagem final para os nossos leitores?
RG - Eu gostaria de agradecer ao leitor por acompanhar nosso trabalho, e gostaria de pedir seu voto de confiança no dia 02 de outubro. Para Deputada Estadual, eu estarei nas urnas com um sorriso no rosto quando você digitar o número 11333. Uberaba e região precisam de representantes com força e coragem para lutar, e eu estou à disposição. Quem quiser acompanhar um pouco mais do meu trabalho, eu estou nas redes sociais com o @eusourochelle.
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 28°
ChuvaMín. 19° Máx. 28°
Chuva