23°C 36°C
Uberaba, MG
Publicidade

Chuva pode chegar em Uberaba no fim do mês

Se as queimadas não pararem o município pode receber a "chuva negra"

15/09/2024 às 04h00
Por: Maria das Graças Salvador
Compartilhe:
O fenômeno “chuva Negra” pode atingir Minas Gerais nos próximos dias, incluindo Uberaba
O fenômeno “chuva Negra” pode atingir Minas Gerais nos próximos dias, incluindo Uberaba

Maria das Graças Salvador

 

A climatologista Wanda Prata informa que a chuva deve vir para Uberaba e região entre os dias 25 e 26 deste mês. Mas junto com a chuva pode vir outra preocupação. Algumas cidades do Rio Grande do Sul e do país vizinho Uruguai registraram o fenômeno conhecido como chuva preta, na última terça-feira, 10, e na quarta-feira, 11, com a chegada de uma frente fria que trouxe chuva para a região.

Questionada se pode acontecer esta chuva preta em Uberaba, Wanda Prata destacou que há muita queimada junto com a fumaça. “Quando ocorre a formação da chuva a umidade gruda nas partículas de queimada. então ocorre a chuva negra. Estamos com muita fumaça e queimadas no céu (por isso é bom usar máscaras). Quando a chuva vier lá para 25 ou /26, se houver fumaça e queimadas no ar ou o vento trazer, conheceremos a chuva negra”, diz a climatologista.

Wanda lembra que “este material, as queimadas, ao cair no solo de desfaz em soda cáustica, acidulando o solo. Como vê o estrago das queimadas é muito maior do que o visto. E a climatologista reforça que isto é perigoso. “Devemos beber água aos goles de vinte em vinte minutos, principalmente crianças e velhos, colocar toalhas molhadas pela casa, bacias de água...”.

Vale lembrar que, segundo o Metsul, agência de meteorologia, o fenômeno acontece devido à enorme quantidade de fuligem na atmosfera pelas queimadas, que deixa a qualidade do ar, como a própria Wanda Prata explicou. “Quando começa a chover, a água carrega essa fuligem e ganha a tonalidade escura quando chega no solo. O Metsul conta que satélites registraram um extenso corredor com densa fumaça que se estende do Norte ao Sul do Brasil causado pelos incêndios que acontecem no pais. A chuva que vai chegar não é significativa. Estamos com a umidade do ar, toda a semana em 12/14%”, diz a agência.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários